17/09/11

Como testar uma fonte ATX

É possível testar uma fonte ATX sem a ter ligada a um computador. Para a fazer arrancar, o método é bastante simples: basta fazer um "shunt" entre o pino do fio verde e qualquer um dos pinos de fiação preta no conector ATX. A figura abaixo esquematiza um conector ATX de 20 + 4 pinos (ATX v2.0). As designações dos pinos estão de acordo com a especificação ATX.

Esquema de pinos do conector padrão ATX v2.0. O conector está orientado com a fiação para trás.

O pino correspondente ao fio verde, acima designado "PS_ON#", recebe um sinal lógico da motherboard assim que o computador é ligado. Basicamente o que a motherboard faz é aterrar esse pino, que desconectado apresenta uma tensão de +5V aproximadamente. Por isso, para emular esse comportamento é preciso estabelecer um contacto entre este pino e qualquer um dos pinos de massa "COM". Para desactivar a fonte basta desfazer esse contacto.

Conector ATX com "shunt" improvisado para ligar a fonte de alimentação.

No entanto, existem outros pinos essenciais para o arranque do computador a serem testados, nomeadamente os pinos "+5VSB" e "PWR_ON". O pino "+5VSB" é o único pino que apresenta tensão quando a fonte não está activa. É este que fornece energia aos circuitos lógicos da motherboard e à memória quando o computador está a hibernar. Tal como a designação indica, a tensão deste pino deve ser de cerca de +5V. Por sua vez, o pino "PWR_ON" indica à motherboard que a fonte está activa e a funcionar correctamente. Quando a fonte está activa, este pino deve apresentar uma tensão próxima de +5V.

Os restantes pinos também devem ser testados para confirmar se as tensões estão correctas ou não. A fiação laranja deve fornecer cerca de +3,3V, a fiação vermelha cerca de +5V, a fiação amarela cerca de +12V, e o fio azul cerca de -12V. Todas as tensões têm uma tolerância de ±5%, excepto a tensão de -12V que tem uma tolerância de ±10%. Se possível, as medições devem ser feitas com a fonte em ligeira carga (em especial no rail de +12V). Se todas as tensões estiverem dentro dos limites de tolerância, a fonte poderá ser usada sem problemas.

2 comentários:

  1. Ola amigo, tudo bem
    eu tenho uma fonte da dell modelo nps 210ab que irei usar fora do pc.
    bom a minha duvida é:
    fora do pc jumpeada (verde e preto) ligada a um cdrom ela funciona perfeitamente.
    mas quando ligo ela sem o cdrom ela não funciona.
    oq faço para ela funcionar?
    ja ouvi falar que tem uma maneira de usar uns modelos específicos com resistor para resolver isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É provável que essa fonte necessite de ter uma carga mínima para funcionar bem. O que pode estar a acontecer é que, por não ter carga, a fonte não chega a iniciar como medida de protecção. Sugiro que experimente utilizar um resistor como carga no rail de +12V.

      Eliminar