14/04/2012

Soundcard Oscilloscope

Soundcard Oscilloscope é uma ferramenta criada por Christian Zeitnitz que funciona não só como osciloscópio, mas também como analisador de espectro e como gerador de sinais. Utiliza a placa de som do computador para receber e gerar sinais, sendo uma solução satisfatória para quem pretende ter um osciloscópio ou um gerador de sinais a custo zero. No entanto, há que ter em conta que este software não substitui os equipamentos reais.

Soundcard Oscilloscope.

Este software é muito completo no que diz respeito às funcionalidades que traz. O osciloscópio tem dois canais e possibilita a regulação de amplitude independente para cada canal, regulação de base de tempo e vários modos de disparo. Através do modo gráfico X-Y é possível visualizar figuras de Lissajous. O gerador de sinais é extremamente completo também, dado que permite gerar sinais com diversas formas de onda (sinusoidal, triangular, quadrada, em dente de serra) e permite fazer varrimento em frequência. Esta é uma ferramenta que recomendo vivamente, por ser gratuita e de grande utilidade.

Links:
Soundcard Oscilloscope: http://www.zeitnitz.de/Christian/scope_en

3 comentários:

  1. boa tarde, gostaria de saber se dá para medir sinais LVDS das tv de led ou lcd.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! Não dá para fazer esse tipo de medidas, tendo em conta que a resposta em frequência das placas de som é tipicamente muito limitada. O sinal típico de HDMI e DVI, na "melhor" das hipóteses, terá uma frequência na ordem das dezenas de MHz, isto nas resoluções mais baixas. Uma boa entrada de microfone chega a 20-30KHz, se tanto. Para visualizar tais sinais de vídeo digital, precisa mesmo de um osciloscópio de gama alta!

      Tenha em consideração que o Soundcard Osciloscope só serve para a aquisição de sinais de áudio, por muito bom que seja. Não substitui de forma alguma, nem se compara a um equipamento profissional.

      Eliminar
    2. Muito obrigado pela resposta da minha pergunta, se dá para medir sinais LVDS com Soundcard Oscilloscope,vou comprar um equipamento profissional, agradece Aldemí.

      Eliminar