23/04/2014

OSH Stencils

Utilizando o conceito do OSH Park, o OSH Stencils é um serviço de fabrico de stencils para pasta de solda. Para além de ser muito fácil de utilizar, é muito rápido: tipicamente os stencils são expedidos dentro de um ou dois dias após a encomenda, e por vezes até no próprio dia. Com duas espessuras à escolha (76 e 127µm), os stencis produzidos são relativamente baratos e a sua qualidade é aceitável. Embora não sejam tão duráveis como os stencils em aço inox usados na indústria, estes stencils de poliamida servem perfeitamente para trabalhos em protótipos e pequenas produções.

Stencil e acessórios. Os esquadros são opcionais.

O stencil alinhado com a placa PICcell.

As imagens atestam não só o quanto o serviço é completo, como também a qualidade de fabrico dos stencils. No caso particular da última imagem, o stencil sobrepõe-se perfeitamente às ilhas a cobrir de pasta. Os esquadros, um conjunto que pode ser adicionado a pedido durante o processo de encomenda no site, têm a espessura adequada para o trabalho em placas de 1,6mm. A gravação no lado direito do stencil também pode ser feita a pedido, ao contrário do logótipo que já não é opcional.

Em última análise, o OSH Stencils é um serviço que, a meu ver, completa o OSH Park e é por isso uma mais valia de peso para a comunidade do hardware livre. De facto, embora não seja um serviço essencial à criação de protótipos tal como o OSH Park o é, o OSH Stencils é um auxílio precioso quando se trata de produzir em pequena escala.

OSH Stencils: http://www.oshstencils.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário