19/05/15

Módulo Si7021

Hoje apresento um pequeno módulo baseado no integrado Si7021, um sensor de temperatura e humidade da Silicon Labs. Sendo compatível com qualquer placa de ensaio, este modulo torna possível a prototipagem de circuitos com o referido sensor. Em adição, a correspondência entre os pinos do módulo e os pinos do integrado é directa.

Módulo Si7021.

O circuito é extremamente simples. IC1, o sensor de temperatura e humidade, é o elemento central deste módulo. Por sua vez, C1 é um condensador de desacoplamento que serve para filtrar o ruído na alimentação. Convêm sublinhar que, apesar de o integrado comunicar por I2C, este módulo não inclui quaisquer resistores de pull-up, pelo que será sempre necessário adicioná-los externamente.

Lista de componentes:
C1 – Condensador cerâmico multi-camada 100nF 10V (0805);
IC1 – Sensor de temperatura e humidade Si7021 (Si7021-A10-GM1);
J1/2 – Conector header macho de 3 pinos.


O layout da placa está disponível nos formatos brd (Eagle 7.2.0) e Gerber. Quanto à montagem dos componentes, embora a Silicon Labs não recomende a soldadura deste sensor por refusão com ar quente, este método pode ser utilizado desde que o ar seja aplicado na face inferior da placa (estando o sensor posicionado na face superior). Nunca aplique o ar quente directamente ou na proximidade do sensor, sob pena de danificar o mesmo.

Links importantes:
Diagrama do circuito (pdf): http://www.box.com/s/z8c4...25r2
Diagrama do circuito (Eagle 7.2.0 sch): http://www.box.com/s/wwyy...qowr
Layout da placa (Eagle 7.2.0 brd): http://www.box.com/s/5w1y...2uxz
Ficheiros Gerber: http://www.box.com/s/lzel...5pg3
Notas do projecto (contém indicações importantes): http://www.box.com/s/qfww...kqd6
Pasta contendo todos os ficheiros: http://www.box.com/s/w25c...hdv7
Projecto no OSH Park: http://oshpark.com/shared_projects/7vhM7yyC

Sem comentários:

Enviar um comentário