28/06/15

Microscópio USB Andonstar V1

O Andonstar V1 é um microscópio USB de uso genérico. Funciona de modo semelhante a qualquer outra câmara USB, com a diferença de que o seu sistema óptico permite focar objectos que estejam muito perto. Para além disso, vem com iluminação LED integrada em torno da objectiva. O suporte opcional é totalmente ajustável e providencia a estabilidade necessária para inspeccionar placas de circuito impresso, sendo mesmo imprescindível neste tipo de trabalho.

Microscópio Andonstar V1 com suporte.

A ampliação oferecida pelo Andonstar V1 é mais do que suficiente para detectar problemas como pontes de solda ou pistas defeituosas. No entanto, a distância focal é algo reduzida, sendo tanto menor quanto maior for a ampliação usada. Ainda assim, é possível ter uma boa qualidade de imagem com a ampliação quase no máximo. A resolução de 2MP (1600 por 1200) é um bónus quando se trata de fotografar objectos fixos. Contudo fica uma ressalva: a taxa de refrescamento fica demasiado baixa nesta resolução.

Micro-controlador PIC18F4550 e componentes circundantes. Esta imagem pormenorizada da placa PICop II foi produzida pelo Andonstar V1.

Alguns dos pinos do micro-controlador em pormenor. É possível ver uma solda com defeito num dos pinos. Imagem produzida pelo Andonstar V1.

Imagem ampliada, com solda defeituosa em evidência. Imagem produzida pelo Andonstar V1.

Em suma, trata-se de um microscópio bastante bom tendo em conta o preço (que ronda os 55€ com o suporte incluído, ou os 40€ sem o suporte, no eBay). Alguns aspectos técnicos poderiam ser melhorados, designadamente, a taxa de refrescamento que é um factor limitante nas resoluções mais altas. Não obstante, o Andonstar V1 adequa-se muito bem à função.

Links:
Andonstar: http://www.andonstar.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário