24/07/2016

Programa de teste para a placa de desenvolvimento "Prop"

Como o título sugere, trata-se de um programa para verificar o funcionamento da placa Prop. Basicamente, este programa permite testar individualmente os pinos da placa. Para tal basta introduzir o número do pino a comutar, e o programa logo indica se a operação foi bem sucedida ou não. Desta forma, é possível detectar a existência de curto-circuitos, sejam estes à massa, à alimentação ou entre pinos.

Programa de teste a correr no terminal do SimpleIDE.

Para correr o teste é necessário utilizar o SimpleIDE (veja o post de 12 de Junho para mais detalhes). Antes de mais, deve transferir o ficheiro "prop.cfg" para dentro da pasta "propeller-load", localizada na pasta da aplicação. Isso permitirá utilizar o perfil de hardware correcto para esta placa. Deverá também transferir o ficheiro do projecto e o código C para dentro da pasta de projectos do SimpleIDE. Depois, tendo a placa ligada ao computador, basta abrir o projecto com o nome de ficheiro "Prop_teste.side" e escolher a opção "Run with Terminal" (tecla F8) para executar o programa.

Embora tenha sido concebido para a Prop, este programa pode ser empregue para testar outras placas de desenvolvimento baseadas no P8X32A. Após seleccionar o perfil de hardware adequado à placa em questão, os passos para a testar são exactamente os mesmos. Note que, se não seleccionar de antemão o perfil adequado, a placa poderá não funcionar correctamente.

Links importantes:
Projecto SimpleIDE: http://app.box.com/s/62u9...fntv
Programa em C: http://app.box.com/s/gulf...9v6m
Perfil de hardware: http://app.box.com/s/asqz...qmv0
Pasta contendo todos os ficheiros: http://app.box.com/s/0xq3...2xcr

Sem comentários:

Enviar um comentário