27/08/2022

CP2130 Commander, versão 3.0

Está disponível a versão 3.0 do CP2130 Commander, a qual introduz numerosas funcionalidades e corrige algumas lacunas que ainda estavam presentes na versão anterior. Das funcionalidades introduzidas, destaca-se a capacidade de ver e manipular o valor do divisor de relógio e do contador de eventos, quando a configuração do dispositivo o permite. Não menos importante, o utilizador pode ler e escrever até 256 KiB em cada transferência. No caso de uma transferência SPI mais demorada, aparece uma caixa de diálogo que mostra o progresso da operação e que permite ao utilizador abortar a mesma se necessário. Quanto aos erros corrigidos, a nova versão já mostra correctamente a informação do dispositivo, assim como as latências SPI para cada canal.

A versão 3.0 do CP2130 Commander a correr debaixo do Kubuntu 22.04 LTS.

Uma operação de escrita a decorrer. Em primeiro plano, é visível a caixa de diálogo que mostra o progresso da operação.

Contudo, tenho de deixar claro que esta nova versão exacerba algumas fragilidades do CP2130. As transferências SPI muito longas facilitam o despoletar de uma condição de corrida, o que resulta numa falha e torna o interface indisponível para novas transferências. Esse problema é conhecido, e actualmente estou a estudar maneiras de mitigar o mesmo. É possível que saia uma nova versão do CP2130 Commander nos próximos tempos.

Assim sendo, a versão 3.0 da aplicação pode ser transferida através dos links no fundo. O primeiro link aponta para o pacote contendo o código-fonte e os scripts de instalação. Embora seja possível instalar a aplicação por essa via, recomendo para tal o pacote Debian, incluso no pacote que está disponível através do segundo link. Como sempre, está disponível uma AppImage, que pode ser útil caso prefira executar a aplicação sem a instalar primeiro. Porém, a utilização da AppImage requer a criação das regras "udev" de acesso aos dispositivos.

Links importantes:
CP2130 Commander (3.0): Código-fontePacote DebianAppImage

Sem comentários:

Enviar um comentário