16/08/16

Shunt resistivo SR10S3A

O SR10S3A não é mais do que um resistor de precisão, especialmente adaptado para medição de corrente pelo método dos quatro pontos. Como tal, este dispositivo é munido de quatro bornes, sendo dois destinados à passagem da corrente a medir e dois para a medição da queda de tensão. O conceito subjacente ao referido método baseia-se na lei de Ohm: tendo um resistor de valor fixo, pela medição da queda de tensão aos seus terminais é possível calcular a corrente que o atravessa. Neste caso em particular, o valor do resistor é de 0,1Ω (o que se traduz numa condutância de 10S). É importante sublinhar que a corrente máxima suportada é de 3,8A.

Shunt resistivo SR10S3A.

O SR10S3A em uso com uma carga de 56Ω. A tensão está ajustada para cerca de 5V e, por conseguinte, a corrente medida é de 89mA.

O circuito é extremamente simples. O elemento central, como já foi mencionado, é um resistor de 0,1Ω com tolerância de 1%. Este resistor está dimensionado para suportar correntes até 3,8A, dissipando assim 1,5W no pior caso. Em cada terminal estão ligados dois bornes: um para corrente e outro para medição em tensão. Deste modo, é possível fazer passar corrente através do resistor e medir em simultâneo a queda de tensão resultante.

Lista de componentes:
J1-4 – Borne vermelho;
R1 – Resistor bobinado 0,1Ω±1% 3W.


O layout da placa está disponível nos formatos brd (Eagle 7.6.0) e Gerber. A placa pode ser encomendada através do OSH Park ou utilizando qualquer outro serviço de fabrico. Tratando-se de um projecto muito básico, é suficiente empregar um ferro de soldar de 25W aquando a soldadura do resistor. A montagem dos bornes requer somente uma chave de bocas ou de lunetas.

Links importantes:
Diagrama do circuito (pdf): http://www.box.com/s/xpna...0n2t
Diagrama do circuito (Eagle 7.6.0 sch): http://www.box.com/s/y320...1pvu
Layout da placa (pdf): http://www.box.com/s/dnqs...7rx2
Layout da placa (Eagle 7.6.0 brd): http://www.box.com/s/ysjz...gh7v
Ficheiros Gerber: http://www.box.com/s/n80u...z382
Notas do projecto: http://www.box.com/s/e8i8...bofd
Pasta contendo todos os ficheiros: http://www.box.com/s/vwh7...9zy3
Projecto no OSH Park: http://oshpark.com/shared_projects/ymsVScPA

Sem comentários:

Enviar um comentário