02/08/2016

Programa de demonstração para a placa de desenvolvimento "Prop"

Este programa de demonstração foi criado com o intuito de avaliar o desempenho da placa Prop. Como tal, tira partido dos oito núcleos de processamento do micro-controlador P8X32A para calcular números primos. Basta ao utilizador introduzir os valores limite, e o programa calcula todos os números primos entre esses valores. Como é muito intensivo em termos de processamento, o presente programa ilustra bem as capacidades do P8X32A e, por arrastamento, da Prop.

De modo a utilizar o programa, deverá carregá-lo com o SimpleIDE (veja o post de 12 de Junho). Caso não o tenha feito anteriormente, recomendo que transfira primeiro o ficheiro "prop.cfg" para a pasta "propeller-load" da sua instalação. Isso permitirá aplicar o perfil de hardware adequado à placa. É necessário transferir também o ficheiro do projecto e o código C para a pasta dos projectos do SimpleIDE. Por último, com a placa ligada ao computador, abra o projecto "Prop_primos.side" e escolha a opção "Run with Terminal" (tecla F8).

Programa de demonstração a correr no terminal do SimpleIDE.

Contudo, fica uma ressalva: o terminal do SimpleIDE é um tanto ou quanto lento, e por isso pode haver paragens aparentes durante a execução com omissão de linhas de resultados. Uma maneira alternativa consiste em programar a EEPROM da placa pela opção "Load EEPROM & Run" (tecla F11). Desta forma é possível executar o programa posteriormente e sem recurso ao terminal do SimpleIDE, utilizando outros programas de comunicação série, como por exemplo o PuTTY.

Programa a correr no PuTTY. O SimpleIDE é visível em segundo plano.

À semelhança do programa de teste, este programa pode ser usado noutras placas baseadas no P8X32A. Tendo o cuidado prévio de seleccionar o perfil de hardware adequado à placa em questão, aplicam-se os mesmos procedimentos.

Links importantes:
Projecto SimpleIDE: http://app.box.com/s/821s...ff6s
Programa em C: http://app.box.com/s/7r63...wva0
Perfil de hardware: http://app.box.com/s/3nav...a87c
Pasta contendo todos os ficheiros: http://app.box.com/s/8d7t...wd8f

Sem comentários:

Enviar um comentário