08/08/19

Programa de demonstração para a placa de desenvolvimento "Prop S"

Trata-se de um programa desenvolvido na mesma linha dos programas de demonstração para as placas Prop (post de 2 de Agosto de 2016) e Prop II (post de 13 de Novembro de 2016). Com a finalidade de avaliar o desempenho da placa, este programa utiliza os oito núcleos de processamento que o P8X32A oferece. Basicamente, o utilizador introduz os valores limite, e o programa calcula então todos os números primos entre os ditos valores. Convém sublinhar que o código foi significativamente optimizado. Embora seja mais eficiente face aos programas anteriores, é igualmente intensivo em termos de processamento.

Novamente, para executar o programa, é necessário recorrer à aplicação SimpleIDE da Parallax. Caso não o tenha feito antes, deve transferir o ficheiro "prop-s.cfg" para a pasta "propeller-load" da sua instalação, de modo a utilizar o perfil de hardware correspondente à placa em questão. Deverá também transferir o ficheiro do projecto e o código C para a pasta dos projectos do SimpleIDE. Por fim, com a placa ligada ao computador, abra o projecto com o nome "Prop_S_primos.side" e escolha a opção "Run with Terminal" (tecla F8).

Programa de demonstração a correr no terminal do SimpleIDE.

Se bem que fiz esta ressalva em posts anteriores, nunca é demais frisar que o terminal do SimpleIDE é lento e, por conseguinte, pode não apresentar todos os resultados. Como alternativa, sugiro que utilize a opção "Load EEPROM & Run" (tecla F11) aquando o carregamento do programa, para que o mesmo fique guardado na EEPROM. Feita esta operação, pode utilizar qualquer outra aplicação de comunicação série (como por exemplo, o PuTTY) para executar o programa.

Programa a correr no PuTTY. O SimpleIDE é visível em segundo plano.

Links importantes:
Projecto SimpleIDE: https://app.box.com/s/5k37...n6ta
Programa em C: https://app.box.com/s/9ahb...wkpk
Perfil de hardware: https://app.box.com/s/x0u4...cdtd
Pasta contendo todos os ficheiros: https://app.box.com/s/eu1n...we4v

Sem comentários:

Enviar um comentário