14/05/2022

Último software para o interruptor de teste ITUSB1

Hoje disponibilizo o que será o último software para o interruptor de teste ITUSB1. Este dispositivo vai deixar de ter suporte dado que o CP2130, um integrado essencial à sua função, deixou de ser fabricado. No entanto, isso será assunto para outro post. Posto isto, fica aqui disponível a versão 2.1 dos comandos de controlo e a versão 3.4 da aplicação gráfica.

Passando a detalhar acerca das modificações feitas, o código-fonte dos comandos de controlo foi refeito em C++, já desde a versão 2.0, e posteriormente adaptado por forma a ser exportado facilmente para Debian. Também foi acrescentado um novo comando na versão anterior, o itusb1-info, que permite ver as informações acerca do dispositivo ligado. A aplicação gráfica também sofreu diversas melhorias, não só no que diz respeito ao código-fonte mas também relativamente à navegação na aplicação. Foi ainda corrigido um problema com o script de instalação, que impedia a compilação e instalação em distribuições baseadas no Ubuntu a partir da versão 21.04.

Aplicação gráfica, com evidência de alguns comandos executados anteriormente no terminal em segundo plano.

Todo o software pode ser transferido através dos links abaixo. Estão disponíveis pacotes contendo código-fonte e pacotes Debian, tanto para os comandos de controlo como para a aplicação gráfica. Embora a instalação possa ser feita a partir do código-fonte, recomendo vivamente que a mesma seja feita a partir dos pacotes Debian fornecidos para o efeito. A aplicação gráfica também está disponível como uma AppImage, se não desejar fazer a instalação. No entanto, deverá criar as regras "udev" para acesso ao dispositivo, caso opte por este método.

Software:
Comandos de controlo (2.1): Código-fontePacote Debian
Aplicação gráfica (3.4): Código-fontePacote DebianAppImage

Sem comentários:

Enviar um comentário