21/04/2023

Uma nova abordagem em relação ao YouTube

Decidi seguir uma nova abordagem relativamente ao canal do blogue no YouTube. Não é que os termos de serviço tenham melhorado, ou que eu tenha observado alguma melhoria no YouTube em geral. Se tanto, as coisas pioraram bastante após a minha tomada de posição, que deixei clara no post de 28 de Novembro de 2020. Feita esta menção, os utilizadores vêm em primeiro lugar, e não devem ser penalizados por preferirem o YouTube a outras plataformas. Por isso decidi actualizar o canal no YouTube para que fique a par com os canais noutras plataformas, ficando todos os vídeos disponíveis.

Esta nova abordagem, porém, não reflete uma nova posição da minha parte. Continuo a achar que o YouTube é uma péssima plataforma para os pequenos criadores de conteúdo. Pior ainda, o YouTube está cada vez mais orientado para o conteúdo "de massa" dos grandes produtores e editoras, não sendo mais uma plataforma para vídeos caseiros. Apesar disso e infelizmente, o YouTube continua a ser a plataforma mais visitada. É um facto inegável, e a única coisa que posso fazer é facilitar o encaminhamento os utilizadores do YouTube para o Odysee.

2 comentários:

  1. Conheci seu site hj e tenho essa mesma visão sobre o YouTube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O YouTube é conhecido por distorcer estatísticas, o que é péssimo para os pequenos criadores de conteúdo como eu. Pessoalmente já vi subscrições a serem removidas, e inclusivamente visualizações anuladas porque o algoritmo detectou que o crescimento do meu canal era demasiado rápido. Encaro o YouTube como um mal necessário para chegar a uma audiência maior, pois é lá que está o público.

      Eliminar